Bolsa BRBolsa sobe 24% em novembro e fica entre as dez melhores do mundo

Comparação de desempenho mensal em dólar considera principais índices globais


Por Folha de S.Paulo
30/11/2020

A Bolsa de Valores brasileira acumulou alta de 24% em dólares em novembro, o décimo melhor desempenho dentre os principais índices acionários do mundo e a terceira maior valorização entre pares emergentes, segundo levantamento de Fabricio Echeverria, líder de produtos e alocação da corretora BlueTrade.

O ranking compara ETFs (sigla em inglês para fundos negociados em Bolsa) que acompanham os principais índices acionários de cada país e são negociados em Wall Street, em dólares.

Em primeiro lugar no ranking, está a Bolsa de Valores de Atenas, com alta de 32,8% em novembro. Dentre emergentes, o índice da Polônia lidera, com ganhos de 25,7% no mês e, em seguida, está a Turquia, com alta de 25,6%.
A forte alta dos índices é reflexo de um otimismo de investidores com os resultados de vacinas contra a Covid-19 e das eleições americanas, que levaram ações a se valorizarem e o dólar, instrumento de segurança em momentos de incerteza, a perder força.

O Ibovespa, principal índice acionário do Brasil, subiu 15,9% em novembro, a maior valorização mensal desde março de 2016, quando saltou 16,97% com a precificação do impeachment de Dilma Rousseff (PT), que deixou o cargo de presidente em agosto daquele ano.

Matéria completa aqui.