Comércio vê, na prática, efeito das pesquisas
Aumento de buscas no Google ocorre especialmente em áreas de produção de soja, milho e algodão
Por Valor
03/02/2021No levantamento, o Google identificou um forte crescimento das buscas por produtos e serviços na época de colheita de grãos. Em 2017, por exemplo, quando a produção nacional de soja aumentou em quase 20 milhões de toneladas, as pesquisas sobre bens e serviços feitas nos principais polos sojicultores entre junho e agosto - período de fim da colheita - cresceram 57,2% em relação ao intervalo entre março e maio. Na média nacional, o aumento foi de 38,2%.
Para esse comparativo, o Google reuniu quatro grupos de microrregiões que se destacam na produção nacional de soja e analisou as variações sazonais das buscas para os anos de 2016, 2017, 2018 e 2019. A empresa comparou ainda a dinâmica das buscas nos principais polos produtores de milho e algodão nos períodos antes e depois da colheita dessas culturas - e também nelas o crescimento foi maior que a média nacional.
Os comércios regionais testemunham na prática o efeito pós-colheita identificado pelo Google. “Quando ocorrem eventos fortuitos, como seca e queimadas, que atrasam a safrinha [de milho], por exemplo, o efeito [no comércio] também atrasa”, afirma Igor Cunha, diretor da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac-MT) e da Fecomércio-MT. Cunha cita o exemplo de Lucas do Rio Verde, um dos polos de produção de soja no Estado, que atrai mão de obra especializada e de suporte nas épocas de colheita, um fenômeno que movimenta a economia local.